9.3.09

Podcasts e videogames ensinam mais?

"Um estudo recente publicado pela New Scientist avaliou a eficácia de uma aula de podcast em comparação com uma aula presencial normal. Placar final: 1 a 0 para o podcast. Por incrível que pareça, os alunos que ouviram o podcast da iTunes University tiveram notas substancialmente melhores na prova do que seus colegas que foram pra aula e ouviram o mesmo conteúdo."

Será que isso acontece porque os alunos podem ouvir na hora que estiverem com mais vontade ou mais descansados? Ou porque podem ouvir a aula várias vezes e repetir as partes que tiverem alguma dúvida? Ou será que é mais confortável ter uma aula deitado no seu sofá do que ter de ir até a universidade? Uma coisa é certa: a pesquisa está criando mais motivos para que os alunos matem aulas.

Leia mais (em inglês) AQUI!

xxx

O New York Times publicou no ano passado uma série de artigos sobre video games e computadores na educação. Um deles, sobre a possibilidade dos video games estarem incentivando os alunos a ler mais, criou muita polêmica. O outro artigo é sobre o video game Dimension M que testa os alunos com problemas de matemática, de álgebra a frações. Ele parece ser um motivador externo para que os alunos estudem mais. Um deles disse: minhas notas melhoram e o meu desempenho no jogo também! Ambos artigos estão em inglês.


Uma das certezas que eu tenho é que a educação do futuro é baseada em jogos, entretenimento e celulares.

Um comentário:

  1. Com certeza aprender com prazer é tudo de bom. Entendendo sempre que nada do que foi será igual a você viu a um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo, famílias, crianças, escolas.... Beijos.

    ResponderExcluir