25.3.09

Um montão de coisas!

Clique AQUI para ver algumas fotos do futuro (quando o Google já terá dominado o mundo, HAHAHAHAHA _gargalhada maquiavélica).

Estou feliz! Hoje o Maurício Blanco, pesquisador do IETS e coordenador técnico da Sinais Sociais, me convidou para escrever um artigo para a publicação. Estou de parabéns! :) (vou ficar mais de parabéns ainda se escrever um artigo muito bom e ele for publicado).

Trocando o assunto, aí vai um montão de informações, ferramentas e recursos relacionados à educação, tecnologia, redes sociais, artes, etc... Se alguém ainda não sabe, pra ler é só clicar sobre os links.

#Educação

- O livro "O Professor como Educador", do mestre Antônio Carlos Gomes da Costa, é, na minha humilde opinião, o melhor livro que eu já li direcionado a professores. Ele também está disponível na web gratuitamente. (port)
- Segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/MEC), das 13 áreas em que se pode comparar estudantes da educação presencial com aqueles a distância, observa-se que em sete cursos os alunos de EAD foram melhores, com rendimento até 50% superior. (port)
- MEC quer unificar os vestibulares das universidades federais. (port)
- O relatório "Horizon Report: 2009 K-12" é a segunda edição de uma série de excelentes relatórios que examinam novas tecnologias e seu potencial para impactar a educação até o ensino médio. (ing)
- Uma possível grande reforma do currículo das escolas fundamentais britânicas pode levar os alunos a estudarem e saberem utilizar blogs, o Twitter e a Wikipedia. (ing)
- Escolas estão desestimulando o uso de novas tecnologias pelos alunos. (ing)
- O site Big Think publica pequenos vídeos de grandes pensadores mundiais com suas percepções sobre o mundo e acontecimentos atuais. (ing)
- Página do Delicious com vários links relacionados a educação e tecnologia. (ing)
- O programa Google Summer of Code, que apresenta os alunos ao desenvolvimento de softwares livres, abriu as inscrições para a edição desse ano. O programa já levou aproximandamente 2.500 alunos a trabalhos em indústrias e na academia. (ing)
- Novas pesquisas mostram que alunos no mundo todo sentem que seu potencial para pesquisa, criatividade e aprendizagem é diminuído pela falta de acesso à internet e a proibição à utilização de seus celulares e consoles de games nas escolas. (ing)
- Um artigo recente publicado na Edutopia diz que estados americanos e escolas estão oferecendo mais aulas artísticas (apesar da pressão dos testes em matérias científicas) por acreditarem que a arte contribui para o desenvolvimento do aluno e pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem. (ing)
- O Pinakes conecta leitores com todos os tipos de links úteis na internet - muito bom para quem quer estudar uma matéria específica, mas não sabe onde começar. (ing)
- A Teaching Company procura alguns dos melhores professores nos EUA para publicar suas aulas expositivas. Recentemente, a empresa começou a adicionar mini-aulas no YouTube. (ing)
- O site WikiEducator quer construir uma comunidade global de educadores para desenvolver uma versão completa e gratuita de currículo até o ano 2015. (ing)
- O Games in Schools é uma rede social criada no Ning para encorajar educadores a trocar experiências, pensamentos e visões sobre a utilização de games nas escolas através de fóruns de discussão, fotos e vídeos. (ing)
- Uma entrevista com o professor de cognição e educação Howard Gardner revela as cinco mentes que precisamos para ter sucesso, como melhorar nosso processo de decisão e porque a ética é tão importante. (ing)
- O Futurelab tem um mundo de recursos relacionados à educação e tecnologia. (ing)
- Quantificando a humanidade - esse projeto transforma muuuitos dados das nações unidas em gráficos e ilustrações de fácil compreensão. (ing)

#Tecnologia e #Redes_sociais

- Artigo da Época Negócios sobre o poder das redes digitais. (port)
- Artigo do G1 diz que já existe uma bateria de celular que recarrega em 10 segundos. (port)
- A Caligraffiti mostra que foi criado um controle para Wii que funciona como spray. (port)
- Texto hiper bem-humorado sobre o futuro do "maldito" Twitter. (port)
- Outro artigo da Época Negócios aborda o conceito de hub, rede social onde todos, como eu, trabalham em projetos que têm por objetivo melhorar o mundo. ;) (port)
- Slides da apresentação utilizada pelo Interney no debate sobre o poder das mídias sociais no WebExpoForum. (port)
- US$2,3 bi a mais na publicidade em redes sociais em 2009 - informaçao da Folha Online. (port)


20 anos atrás, Tim Berners-Lee inventou a internet. Nesse vídeo, ele explica o seu novo projeto: uma rede para dados abertos e conectados que poderá fazer para os números o que a web fez para palavras, figuras e vídeos: destravar as informações e redesenhar a maneira como utilizamos os dados em conjunto. (ing)
- Nesse outro vídeo, criado pela Microsoft, podemos entender razoavelmente bem como será a nossa interação com os computadores em um futuro mais ou menos próximo. (ing)
- Segundo esse artigo da Wired, no futuro as compras serão bem diferentes, já que os produtos serão produzidos em nossas casas. (ing)
- MUITO LEGAL! Em setembro desse ano, começa a funcionar o Instituto Global de Empreendedorismo Social. Que tal começar alguma coisa? (ing)
- Artigo da Pop!Tech comenta sobre o esforço de se mapear o solo digitalmente em 42 países na África. (ing)
- Você já ouviu falar em código de ética para web? (ing)
- Artigo da Mashable sobre o mais novo produto da Google (que vai conquistar o mundo): o Google Voice! (ing)
- Começando a sessão de recursos: como importar vários serviços para sua página do Facebook. (ing)
- Como concentrar todas as suas identidades sociais em um só lugar. (ing)
- Como colocar narrações de vídeos nas suas apresentações. (ing)
- Artigo da Businessweek sobre como gerenciar o seu tempo na era da mídia social. (ing)
- Como dar aulas online. (ing)

#Artes e #Games


Na Caligraffiti _ Das ruas de Nova York (em skate) direto para a internet. O vídeo acima foi filmado com uma Casio EX-F1, com 300fps e editado a 24fps, o que deu esse efeito muito legal de slow motion.
- Do mesmo site vem a notícia de um projeto que fotografou tribos e estilos diferentes, inclusive em uma visita ao Rio, em 2000. Engraçado como as pessoas querem ser diferentes e se encaixar ao mesmo tempo. Contraditório? Nem tanto! Somos todos iguais. (port)
- Entrevista da Guardian com o homem que criou a indústria dos Games: Nolan Bushnell. (ing)

Acho que deu. Né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário