23.5.09

Orgulho que não tem fim

Oi! Estou de volta à cidade maravilhosa. Antes de contar a vocês sobre algumas novas ferramentas tecnológicas para usos educacionais, preciso falar de um orgulho que sinto. Uma das certezas que educadores e pesquisadores compartilham é a da importância do papel da família na formação integral da pessoal, em seu processo de desenvolvimento e sua educação. É claro que comigo não poderia ser diferente. Tudo o que faço, tudo o que sou, devo em grande parte ao amor e suporte da minha família.

No recente Fórum Mundial de Gestão de Empresas Familiares, organizado pela HSM, meu pai foi o único palestrante brasileiro. Ele foi apresentado pelo professor John Davis, autoridade no assunto, líder do programa de educação executiva Families in Business da Harvard Business School e autor do best-seller De geração para geração, como “o melhor vice-presidente executivo que conheço”. (Nota pessoal: eu preciso adicionar que ele é o melhor pai que eu conheço). Nessa página da HSM você pode conhecer um pouco de sua trajetória profissional e nessa outra página você pode ouvir um podcast com ele.

Minha mãe venceu recentemente o medo que tinha de viajar de avião para poder vivenciar, no exterior, algumas vitórias dos filhos. Ela acaba de se aposentar e de se formar no seu primeiro curso universitário. Volta e meia, ela encontra em lugares diversos, pessoas e famílias que expressam sua gratidão pelo seu trabalho. Ela dedicou a maior parte da vida para desenvolver em crianças e jovens o máximo de suas potencialidades. Minha mãe foi professora de maternal à 4a série e está se formando em pedagogia.

Além de ser um filho-coruja, uma das minhas missões de vida é ser um exemplar filho-de-peixe. Para isso, tenho estudado e trabalhado bastante, tentado ter uma postura sempre aberta para novas aprendizagens e ajudado outras pessoas em tudo o que me parece possível e apropriado. Essas são algumas das principais coisas que eles me transmitiram e que já estão dando seus primeiros frutos: no próximo dia 04 de junho (dia do aniversário do meu irmão, Thiago) eu serei um dos palestrantes do Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula, em Brasília. Vocês podem ler informações sobre a minha palestra aqui. Espero encontrá-los lá!

xxx

Novas ferramentas legais

- Prezi: construa apresentações muito mais interessantes com essa ferramenta. Veja um tutorial bem legal (em inglês) aqui;

- AllofMe: ferramenta para criação de linhas do tempo;

- Templates gratuitos para organização de gráficos;

- Glogster: ferramenta super legal para criação de pôsteres virtuais com fotos, imagens, recados, etc e wikis. Tutorial, em inglês, aqui;

- Página de tecnologia e ciências da computação, vários artigos técnicos interessantes (em português);

- Ideias para a utilização do Second Life na sala de aula: Immersive War Room (em inglês);

- Ferramenta para combinar apresentações de powerpoint, páginas da web, fotos e voz: Flowgram (em inglês);

- Seis regras legais para ajudar na organização do seu tempo (em inglês);

- Desenhe e insira comentários sobre os mapas do Google com o Scribblemaps (em inglês);

- Ferramenta para a criação de games: Sharendipity (em inglês).

Para mais ferramentas úteis, cheque a minha página no Twitter. Siga também o @russeltarr, que tem sempre zilhões de dicas muuuuito legais.

Até mais!!!

Um comentário:

  1. Cara. Eu nunca te disse isso, mas eu sempre comento com os amigos: "foi o filho do Pedro Parente que me convidou para o Orkut" hehehe. Aliás, eu nunca te agradeci por isso. Afinal, foi através do Orkut que conheci o amor da minha vida.
    Abração

    ResponderExcluir