9.7.09

Algumas pesquisas importantes sobre tecnologias na educação

Informática na educação: teoria & prática é um periódico científico editado pelo programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Repositório de produções do GEC, Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias. O grupo tem o intuito de implantar uma linha de estudos articulada com as dimensões de ensino e extensão, pretendendo problematizar a presença de tecnologias da informação e comunicação na educação.

A revista Educação, Formação & Tecnologias é uma publicação de carácter científico com objectivos de divulgação da investigação e das práticas referentes à temática da utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação e na formação.

Nessa página do Instituto Claro, há um espaço dedicado ao mapeamento, disseminação e discussão de estudos acadêmicos, a fim de incentivar a reflexão sobre a aprendizagem no contexto da cultura digital.

Em inglês:

Biblioteca de tecnologias da educação e informação tem papers e artigos sobre as últimas pesquisas, desenvolvimentos e aplicações relacionadas a tecnologias na educação e aprendizagem virtual.

Revista científica com vários artigos sobre a utilização de tecnologias para a aprendizagem.

Estudo do Departamento de Educação (= ministério) dos Estados Unidos conclui que o ensino pode ser melhorado com novas tecnologias. Nesse outro artigo, esse mesmo departamento também diz que encontrou evidências de que a aprendizagem semi-virtual é mais eficiente do que ambas presencial ou online. Além disso, na comparação entre presencial e virtual, a aprendizagem virtual é pelo menos tão boa quanto a aprendizagem presencial e pode até ter vantangens com relação aos resultados dos alunos e a quantidade de tempo que os alunos passam aprendendo (e a qualidade dessa aprendizagem).

Essa página tem vários relatórios sobre a utilização de games, celulares e outras mídias para a aprendizagem de crianças.

Relatório examina os tipos de habilidades e capacidades que os alunos precisam ter para se beneficiarem das tecnologias e recursos disponíveis para suportar a aprendizagem e as diferentes maneiras em que as instituições estimulam a aquisição dessas habilidades e capacidades.

Texto publicado no blog da especialista Maureen Cain sobre três relatórios que relacionam criatividade e as capacidades do século 21.

Pesquisa aponta para o aumento na motivação dos alunos através da utilização de tecnologias na educação.

Artigo sobre ferramentas colaborativas que melhoram a aprendizagem em ambientes virtuais.

Artigo sobre o planejamento de aportunidades de colaboração e troca em experiências de aprendizagem virtual.

Relatório sobre a utilização de bibliotecas em telefones celulares.

Se vocês souberem de outras pesquisas, estudos e relatórios importantes, por favor me enviem, OK?

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário