1.7.09

Novidades, sugestões e ferramentas

Bom, antes das sugestões e ferramentas, quero contar duas grandes notícias:

1) No dia 22 de junho, me encontrei com a Claudia Costin, secretária de educação do município do Rio de Janeiro, no evento OsteRio: O desafio de melhorar a qualidade da educação no Rio de Janeiro, promovido pelo IETS (mais informações sobre o evento aqui no blog do Simon Schwartzman). Depois do evento, ela me convidou para participar do conselho que se reúne uma vez por mês para discutir as ações da secretaria. Eu já fui a uma reunião e achei muito legal.

2) Terminei ontem de escrever o artigo "A globalização, a convergência educacional e seus impactos no sistema educacional brasileiro" para a revista Sinais Sociais, do SESC. Se for aprovado e publicado, coloco um link aqui pra quem quiser ler. Agora é focar minhas energias pra terminar a pesquisa do doutorado e a tese!

#SUGESTÕES

O blog do professor Michel é bem legal, principalmente pra quem está estudando pro ENEM.

A página Conteúdos Educacionais, da Microsoft, é imperdível: "Desde 2003 a iniciativa mundial Parceiros na Aprendizagem da Microsoft, em conjunto com instituições e universidades, tem desenvolvido diferentes Programas Educacionais que estimulam e capacitam o uso da tecnologia por alunos e educadores no dia a dia escolar, com objetivo de aprimorar a qualidade do ensino-aprendizagem e intensificar a inclusão digital e social. Agora, essa experiência acumulada está a sua disposição! Os conteúdos dos Programas Educacionais estão reunidos aqui neste espaço e disponíveis para download, para sua total autonomia".
Se for escolher um dos conteúdos pra começar, sugiro o "Escola Digital": "uma minissérie de 13 episódios produzida pelo Canal Futura em parceria com o Instituo Ayrton Senna e Microsoft, em que personagens de ficção convivem com alunos e professores reais de escolas públicas. A minissérie estimula a inclusão digital e mostra exemplos de como a tecnologia traz benefícios para a escola e de como os alunos podem descobrir e explorar seu potencial".

#FERRAMENTAS


Essa página do Educarede (em português) traz uma série de sugestões de atividades para várias disciplinas.

No Education Reporting (em inglês), 27 recursos sobre gerenciamento de sala de aula, recursos de multimídia e ideias pedagógicas.

O Turning Talk (em inglês) é um site de relacionamentos sociais para professores que prioriza o compartilhamento de estratégias de ensino e o uso de sistemas de respostas interativas na sala de aula. Nele, os educadores podem se comunicar e colaborar com uma série de ferramentas da web, criar seus blogs, etc. Que tal criar um site desse no Ning para professores brasileiros?

O mySchoolog é uma aplicação baseada na web que pode ser utilizada gratuitamente pelos alunos para organização de agendas, provas, notas, deveres de casa, etc. É uma agenda virtual mesmo.

O Past/Present (em inglês) traz uma abordagem irreverente e mágina para o ensino de história. Os alunos passam por uma imersão em um game e jogam como se vivessem as vidas de pessoas que viveram em outras épocas.

A Penguin Books acabou de lançar um novo site onde as crianças podem jogar e criar suas próprias estórias virtuais, livros e jogos e depois enviá-los para amigos. Dois problemas: é em inglês e custa 10 doletas.

Pra quem, como eu, faz pesquisas na web, o Zotero (em inglês) é uma excelente ferramenta! É um plug-in para o Firefox que te permite juntar, organizar e anotar sobre o material que você está pesquisando online!

Bom para as aulas de geografia, história, ou pra quem vai viajar, esse site apresenta várias ferramentas úteis que podem ser utilizadas com mapas, calculando o custo do táxi em Nova York, por exemplo.

O WikiMatrix (em inglês) compara artigos da Wiki e o Placeopedia (em inglês) conecta os artigos da Wikipedia com os locais geográficos.

Aqui nessa página tem uma receita de molho de cachorro quente bem fácil. Se você preferir, pode passar na minha casa hoje, que é dia de experiências culinárias, hahahaha...

Pra terminar por hoje, deixo vocês com esse videozinho sobre as 5.75 perguntas que você tem evitado...
1) O que tem dado certo na sua vida? Celebre. Agora.
2) O que você tem tentado ignorar? Preste atenção. Enfrente.
3) O que tem te entediado? Saia da zona de conforto. Sacuda a poeira.
4) Como você quer ser lembrado? Sua biografia já está pela metade. Decida a outra metade.
5) Quem você ama? Pessoas. Então ame pra valer e seja amado.
0.75) Mude?!

Seja paciente com tudo que não está resolvido no seu coração
Ame as perguntas. Nesse momento, você precisa viver a pergunta
Talvez você vá gradualmente, sem nem perceber, viver a resposta
Rainer Maria Rilke, poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário