12.8.09

Tudo sobre Twitter e educação

Essa semana foi lançado o livro "Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter", do Juliano Spyer e da Talk 2. Se você ainda não está tuitando ou se ainda não conseguiu entender a funcionalidade da ferramenta de micro-blogging, sugiro que você dê uma olhada no livro. É em português e você pode fazer o download gratuito nesse link.

Outro recurso super detalhado e excelente sobre o Twitter também foi lançado essa semana, mas pela Mashable e em inglês - acesse o guia aqui.

Eu já disse algumas vezes, inclusive aqui no blog. O Twitter é super útil por uma série de razões, não necessariamente como msn, pra você dizer o que está fazendo, ou pra ficar sabendo da vida de celebridades. Como educador, é claro que a utilidade do Twitter pra mim está relacionado à educação. Passo pelo menos uma hora no Twitter quase todos os dias, recebendo notícias e links de profissionais do mundo inteiro que se interessam por tecnologias aplicadas à educação. Ou seja, o Twitter, pra mim, é a principal fonte de recursos, ferramentas e informações hoje.

Vários experimentos têm sido feitos para a utilização do Twitter em educação a distância ou mesmo durante as aulas. Um exemplo prático de como o Twitter vem sendo utilizado na educação no Brasil vem do programa "Minha Terra", do EducaRede. Os participantes da comunidade do projeto, entre professores e alunos, aceitam o “Desafio Twitter” e se comprometem a cumprir várias fases. Depois, criam grupos de seguidores e seguidos de acordo a temática, formando sua própria comunidade.

É claro que isso tem causado controvérsia, mas deixo vocês com uma série de artigos e recursos pra vocês tirarem as suas próprias conclusões.

Em português:

Sérgio Amadeu: Twitter na educação


Débora Batello: Você realmente precisa do Twitter para dar uma aula?

Ana Beatriz Gomes: Twitter na educação: uma questão de tempo?

Rede Vivo Educação: Usos do Twitter na educação


João Mattar: Twitter e educação

Rômulo de Andrade Faria_ Planeta Educação: Aprendendo inglês pelo Twitter

In English:

Twitter workshop







En español:





2 comentários:

  1. Valeu, Parente. Sem dúvida estes links serão úteis para os professores. Ainda acho que o twitter está na moda e virou aquilo que muitos não desejavam: uma grande sala de bate-papo.

    Porém, não dá prá negar que tem muita coisa ainda a se descobrir acerca desta ferramenta.

    Vejamos no que vai dar :)

    Um grande abraço,
    Prof_Michel

    ResponderExcluir
  2. Gostei da idéia. Vou conferir os materiais. Comecei a lecionar recentemente e tenho muita vontade de fazer uso destas ferramentas da web 2.0 para interagir com os alunos. O problema é que deve ter cuidado para qeu este uso seja produtivo.

    ResponderExcluir