24.12.11

Rumo ao pleno desenvolvimento do potencial humano

2011 foi intenso e, como todos os anos, teve coisas maravilhosas e outras nem tanto. Perdemos, entre outros grandes, o Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, que era meu mentor intelectual e uma das pessoas mais humanas e geniais que conheci.

Gostaria de finalizar o ano compartilhando com vocês dois textos. O primeiro deles tinha de ser do Professor Antônio Carlos, sobre a importância da educação de qualidade:

"Todo ser humano nasce com um potencial e tem o direito de desenvolvê-lo.

Para desenvolver o seu potencial as pessoas precisam de oportunidades.

As únicas oportunidades que verdadeiramente desenvolvem o potencial do ser humano são as oportunidades educativas. As demais (saúde, segurança, habitação, transporte etc.) apenas criam condições para isso.

O que uma pessoa se torna ao longo da vida depende das oportunidades que teve e das escolhas que fez.

A educação, portanto, deve preparar as pessoas para fazer escolhas fundamentadas."

Recebi o segundo texto mais recentemente, numa mensagem linda da minha mãe: "A mãe fez três pedidos para seu filho: Faça o melhor que você puder, onde você estiver, com o que você tiver, agora."

Aproveito esse momento para desejar que em 2012 cada um consiga e deseje fazer a sua parte, cada vez melhor, onde estiver e com o que tiver, a todo momento, para que consigamos caminhar mais depressa rumo ao pleno desenvolvimento do potencial humano. Feliz 2012, com mais amor, paz, educação, saúde, justiça e honestidade para todos!

2 comentários:

  1. Rafael
    Estarei fazendo a minha parte na nova escola para onde vou, como sempre, da melhor forma.
    Minha filha fez um estágio nesses últimos dois meses na E.M. Roma, foi maravilhoso vê-la apaixonada e preocupada com o futuro das crianças.Isso me deu a certeza de que estou educando-a bem e que ela está fazendo a parte que lhe cabe. Ela foi aluna do município e hoje tem a oportunidade de contribuir. Obrigado!
    Um grade abraço
    Vera Nácia

    ResponderExcluir
  2. "Todo ser humano nasce com um potencial!" Esta frase deve ser o ponto de partida para todos os educadores!
    Estava pensando no que dizer aos professores da E.M. Getúlio Vargas no retorno às aulas, para que este ano fosse todo voltado ao desenvolvimento das habilidades dos alunos e acredito que para o início da conversa, esta frase seria fundamental!
    Brilhante colocação do professor Antonio Carlos, certamente era uma pessoa humana e genial, como você disse...

    ResponderExcluir