14.12.12

Boas vindas ao GENTE

Escrevi esse texto para dar boas vindas aos Professores do GENTE :)

O que mais faz a diferença em toda e qualquer ação intrinsecamente humana é GENTE. Não importa o quanto as novas tecnologias avancem, isso nunca vai mudar. GENTE que carrega sonhos, valores, visões, características únicas em seu DNA e que continua gerando linguagens e culturas num mundo a cada dia mais multíplice. GENTE que se relaciona, se conecta nos mundos real e virtual, em redes sociais da internet, da escola, da praia ou do bairro para a criação e recriação de visões de si, do meio, do todo e dos mistérios que envolvem a nossa existência.

Na educação não poderia ser diferente. “O importante é o que importa”, nos ensinou um querido Educador*. E nada é mais importante na educação (ou na vida) do que o relacionar-se. As relações entre professores e alunos, entre pupilos e mestres, impregnam suas trajetórias de sentido. Sem elas é impossível se imaginar o desenvolvimento pleno de um ser humano em todas as suas dimensões e com todo o seu potencial. Não se pode SER sem o outro.

A partir desse momento, vocês estão participando de um sonho: a invenção de um novo modelo de Escola onde GENTE sempre estará em primeiro lugar. Nela, as relações humanas são priorizadas, respeitadas e compreendidas em toda a sua totalidade. A paixão, a emoção e o brilho nos olhos serão os principais ingredientes da receita para futuros melhores e para uma educação mais humana.  As novas tecnologias serão utilizadas para aproximar e encantar e não para distanciar ou dividir. Esse modelo nunca estará completamente pronto porque, assim como as pessoas, será constantemente recriado para dar conta de novos desafios.

Como em todo grande sonho, essa realização não será fácil. Teremos várias barreiras a ultrapassar, imprevistos, problemas de última hora e possivelmente alguns nos dirão que não é certo, não conseguiremos, é impossível... O fato é que nunca saberemos se não tentarmos. Se juntarmos tudo o que carregamos conosco de melhor, não haverá obstáculo intransponível.


*Professor Antônio Carlos Gomes da Costa - uma das pessoas mais GENTE que tive o prazer de conhecer.


15 comentários:

  1. Que o GENTE possa surgir para mudar a vida de muita GENTE.GENTE (alunos) que sonham e precisam de GENTE (professores) para ajudar a realizar seus sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, Rafael Parente! Vou repassar para os toda a Comunidade Escolar -GENTEE acredito que é essa a essência e o desejo de todos que lá estão.Somos GENTE e queremos mudar a vida de muita GENTE( não só os alunos, mas dos professores, funcionários e da própria Gestão ) que nesse momento lá estão.Mas que consigamos mudar muito mais GENTE. GENTE que precisa acreditar mais em si, que potencialize a sua autonomia, liderança, para se tornar amanhã GENTE que faz!Acontece! Parabéns!E é um prazer fazer parte dessa equipe fantástica e desse momento fantástico, que é o GENTE!A escola está ficando lindaaaaaaaaaaaa e as várias pessoas que lá trabalham também.Foi muito bom o Transcurso de ontem, com a interação, professores, gestores e Agente Educadores, todos com o seu foco no aprender a aprender, percebe-se como o GENTE já está prestando o seu papel....Bjks!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Rafael, GENTE se faz com GENTE. A tecnologia só reforça o tempero.

    ResponderExcluir
  4. Já é sucesso! Quando se acredita já se caminha metade do percurso! GENTE !

    ResponderExcluir
  5. Irmão, desculpe a pergunta talvez impertinente, mas você tem algum grau de parentesco com Sydney Pullen, jogador anglo-americano do Flamengo nas décadas de 10 e 20 ? Sou pesquisador e em minhas pesquisas, você foi um dos únicos brasileiros que achei com o sobrenome Pullen, se eu estiver enganado, me desculpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, o Sydney era primo da minha avó, Isabel Pullen, que depois de casada se chamou Isabel Pullen Parente. Ela está viva, com 93 anos e mora em Brasília hoje. Abs.

      Excluir
    2. Ah, obrigado pela informação Rafael, você sabe se a família possa ter informações sobre ele e sobre a carreira dele como jogador ? Foi um jogador importantíssimo pro Flamengo e foi o único estrangeiro a vestir a camisa da seleção brasileira até hoje, você deve ter muito orgulho de te-lo como parente e levar seu sobrenome, infelizmente tem POUQUÍSSIMA informação sobre ele na internet e em qualquer outro lugar que a maioria possa ter acesso, venho procurando informações a algum tempo até que achei você com o mesmo sobrenome, abraços.

      Excluir
    3. Pedro, vou perguntar para a matriarca da família e te retorno. Abraços!

      Excluir
    4. Ok Rafael, agradecido, aguardo contato abraços.

      Excluir
    5. Pedro, me dá seu email? Vou lhe enviar uns vídeos que fiz com as respostas da minha avó.

      Excluir
    6. Ainda aguardo o envio dos vídeos Rafael.

      Excluir
  6. Como posso complementar sua fala? Com a velha frase clichê de que "um sonho quando se sonha junto é realidade". Há muitos professores que desejam sonhar esse sonho junto contigo!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Rafael, é um enorme prazer ler o seu texto. Também acredito que em qualquer seguimento da vida o que importa é que tenha GENTE. Gente disposta a compartilhar, a se comprometer com o outro, a querer e propor novos desafios...
    Gente, simplesmente gente. Com sonhos e vontade de realização.
    Sucesso nesse Grande projeto.

    Professora Maria Aguiar

    ResponderExcluir